Ir para a Home
Sexta-Feira, 27 de Dezembro de 2024

Facebook remove rede de contas falsas relacionada ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro



Facebook remove rede de contas falsas relacionada ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro

 

 

Grupo publicava conteúdo sobre notícias, eventos, eleições, memes, críticas à oposição e a jornalistas. Facebook diz que responsáveis tentavam ocultar identidade.

 

 

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro. Segundo a empresa, essas contas estavam envolvidas com comportamento inautêntico no Brasil.

 

Mesmo com os responsáveis tentando ocultar suas identidades, as investigações da rede social encontraram ligações de pessoas associadas ao PSL e a alguns dos funcionários nos gabinetes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ), do presidente Jair Bolsonaro, e também de Anderson Moraes e Alana Passos, ambos deputados estaduais pelo PSL no Rio de Janeiro.

 

 

 

Alguns dos conteúdos publicados por essa rede foram removidos automaticamente pelo Facebook por terem violado a política interna da rede social, inclusive por discurso de ódio.

Segundo a rede social, o grupo usava uma combinação de contas duplicadas e contas falsas para evitar a aplicação de políticas da plataforma. As contas removidas não foram divulgadas.

 

 

 

O Facebook afirmou que chegou ao grupo a partir de notícias na imprensa e por meio de referências durante audiência no Congresso brasileiro.

 

 

 

  • Foram apagadas 35 contas, 14 Páginas e 1 Grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram;
  • Cerca de 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessas páginas no Facebook;
  • Em torno de 917 mil seguiam contas do grupo no Instagram;
  • O grupo removido reunia cerca de 350 pessoas;
  • Foram gastos US$ 1,5 mil em anúncios por essas páginas, pagos em real.

 

Segundo a empresa, os conteúdos publicados eram sobre notícias e eventos locais, incluindo política e eleições, meme políticos, críticas à oposição, organizações de mídia e jornalistas, e também sobre a pandemia de coronavírus.

"A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de Páginas fingindo ser veículos de notícias", disse o Facebook em comunicado.

 

Fonte: G1 

Foto: Divulgação




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Evangélicos de Campos Verdes são valorizados com shows e atrações especiais Desde 2017, a gestão do prefeito Haroldo Naves tem se destacado pela valorização dos evangélicos em Campos Verdes. Comemorado tradicionalmente no dia 2 de agosto, o Dia do Evangélico ganhou um novo significado ao contar com uma programação especial, inclu
EVENTO Sucesso total na 1ª Corrida e Caminhada AGA Mais Viver Aproximadamente 200 pessoas participaram da 1ª Corrida e Caminhada AGA Mais Viver em Crixás (GO), realizada no último sábado, dia 14/12. Promovida pela gerência de Saúde e Segurança da AngloGold Ashanti, a iniciativa teve como objetivo incentivar a prátic
EVENTO Prefeitura de Campos Verdes realiza maior Natal Sustentável do Estado com projeto Brilhando e Reciclando A Prefeitura de Campos Verdes inovou ao realizar o maior Natal do Estado de Goiás com o projeto “Brilhando e Reciclando no Natal”.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás